-
Arquitetos: MHarquitectos
- Área: 450 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Claudio Paillalef Sandoval
-
Fabricantes: Atika, AutoDesk, CHC, Cubiertas del Sur, Dialum, Winhouse, Yale
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Ni-Newen está localizado em uma propriedade rural na base da comuna de Pucón, na estrada Los Nevados, uma variante da estrada que liga Pucón a Caburga, na região de Araucanía, no Chile. Ele se desenvolve em um terreno de aproximadamente 9.000 m2, e contempla um alojamento de 8 quartos com capacidade máxima de 24 hóspedes. A obra é construída sobre pilares impregnados, sem alterar a topografia e a flora do terreno, mantendo a maioria das árvores e vegetação existentes sem afetar os canais naturais de escoamento de água, de modo que o projeto quase não tem impacto sobre a geografia local. O acesso se dá por uma estrada interna, no meio de uma floresta de árvores nativas, onde o projeto parece quase imperceptível, como parte do entorno. Uma fachada mais hermética e protegida é proposta para o acesso, uma situação que muda e surpreende ao entrar. O interior mostra uma fachada mais transparente onde os volumes das diferentes salas são individualizados, abertos e direcionados para as vistas das florestas, vulcões e cordilheira.
Os quartos são conectados através de um corredor segmentado. No centro do projeto está a área comum onde ficam uma grande cozinha aberta e uma sala de estar/jantar. Este será o ponto de encontro para os diferentes usuários do alojamento, onde também se encontra uma grande lareira para reiterar o caráter de reunião do espaço. Nas salas é proposto que as vistas externas sejam a principal característica, o que é possível através de um jogo de alturas e níveis. Eles também separam espacialmente as áreas de dormir e de estar.
O clima da região foi um fator condicionante para o projeto, a oscilação entre o inverno (neve) e o verão (calor) fazem da escolha dos materiais e da volumetria uma resposta a estes. Por exemplo, os telhados inclinados para suportar a neve dão caráter à volumetria e acentuam a abertura em direção à paisagem. O revestimento externo de metal foi escolhido para funcionar de forma otimizada sob as condições climáticas. Todo o projeto foi construído em madeira local (pinho impregnado e coigue) a fim de facilitar a compra de materiais e otimizar a construção.
O interior é dominado pela madeira, o que lhe confere o calor característico dos edifícios no sul do Chile. Do lado de fora, o projeto gera um contraponto na área da piscina, que com uma superfície horizontal equilibra e dá força ao entorno. Passarelas leves de madeira atravessam o projeto criando uma viagem pela natureza do lugar, integrando todas as áreas do projeto. O projeto busca através de uma arquitetura simples com caráter, acentuar a paisagem de perto e de longe.